Arquivo A&C: Prática jardineira é ideal para a varanda

Estrutura com vasos dribla o pouco espaço característico dos projetos atuais e permite que você cultive a sua tão sonhada horta

Por Carolina Diniz (visual) e Silvia Gomez (texto)

Arquivo A&C: Prática jardineira é ideal para a varanda | <i>Crédito: Foto: Levi Mendes Jr.
Arquivo A&C: Prática jardineira é ideal para a varanda | Crédito: Foto: Levi Mendes Jr.
O cenário nas metrópoles – apartamentos pequenos e a carência do contato com a natureza – inspirou o paisagista Marcelo Bellotto a bolar um jardim bem funcional. Na peça de aço, oito módulos impermeabilizados surgem em espiral. Quando você rega o de cima, o excesso de água molha o de baixo. Além disso, todos recebem a mesma luminosidade. 

Na peça de 1,20 x 1,20 m e 1,50 m de altura, cada módulo mede 42 x 42 cm. Essas dimensões podem ser customizadas. À venda sob encomenda na Vasos da Terra. (Foto: Levi Mendes Jr.)

“Penso como um móvel para colecionar plantas. Dá para ter diversos planos de vegetação à altura dos olhos e das mãos: um convite à interação”, diz Marcelo. Espécies que vão bem nesse tipo de estrutura? “Além de temperos, como aqui, orquídeas, samambaias e suculentas.”

(Foto: Levi Mendes Jr.)

1.Hortelã: que tal um chá refrescante? Rústica e de fácil manutenção, a Mentha sp pede terra sempre úmida.

2.Manjericão: Sensível ao frio, o Ocimum basilicum gosta de rega e sol pleno diariamente – de quatro a cinco horas de exposição.

3. Alecrim: o Rosmarinus officinalis é uma erva muito usada pelos italianos: vai até na receita do pão. Prefere cinco horas de sol e rega diária.

4.Grama de trigo: ainda verdinho, o Triticum aestivum é um dos ingredientes do suco de clorofila. Águe três vezes por semana.


15/03/2017 - 19:08

Conecte-se

Revista Arquitetura e Construção
  • Revista A&C
Coleção CARAS