Área externa é cheia de vida com lago e orquidário

O tanque ornamental no terreno de 50 m² transformou o quintal desta casa em Campinas, SP, em um paraíso natural particular, ideal para o convívio dos moradores com animais e plantas de diferentes espécies

Por Juliana Corvacho (visual) e Izabel Duva Rapoport (texto) | Projeto: Genesis Ecossistemas

O espaço é um convite ao descanso | <i>Crédito: Foto: Martín Gurfein
O espaço é um convite ao descanso | Crédito: Foto: Martín Gurfein
Os símbolos atribuídos à água são inúmeros: fertilidade, transformação, purificação, força... Só para citar alguns. No paisagismo, as qualidades do líquido essencial são oportunas – favorecer a biodiversidade, refrescar a atmosfera, trazer equilíbrio visual e placidez ao cenário – e agregam valor a praticamente qualquer espaço. Exatamente como desejava Ricardo Caporossi Júnior, proprietário da Genesis Ecossistemas, para este projeto. Procurado por uma família do interior paulista para criar um jardim com lago ornamental, ele propôs uma alternativa que revigorou a área externa da casa. “A ideia foi encontrar o equilíbrio entre o meio onde vivemos e a natureza”, afirma. “Resultou num jardim aconchegante e funcional”, resume o paisagista e veterinário. 

A mudança começou pela escavação de um lago (0,60 x 2 x 10 m) de formato orgânico, revestido por uma manta de proteção mecânica e outra, emborrachada, para a impermeabilização. Areia, pedras e vegetação apropriada vieram a seguir para garantir a beleza do conjunto, circundado por um deck. A solução completa, planejada e executada pela equipe do especialista, ainda ganhou motor e filtro – garantia de água sempre cristalina, agradável aos olhos e adequada ao desenvolvimento dos peixes. Tanto burburinho deu certo: um ano depois de finalizado, o lago atrai borboletas, pássaros, libélulas e diversos animaizinhos. O pergolado, um pedido especial de Maura Goto, que vive no local com seus pais, Martim, de 92 anos, e Merya Fukujima, de 89, também foi realizado. “Queria um lugar onde acolher as orquídeas, paixão da família há gerações”, diz ela.“Nosso quintal se tornou um lugar perfeito para relaxar e recarregar as energias”, conclui.

12/08/2016 - 18:00

Conecte-se

Revista Arquitetura e Construção
  • Revista A&C
Coleção CARAS