Saiba como usar papel de parede na decoração

Especialistas dão dicas para você fazer bonito ao utilizar o prático revestimento

Por Marília Medrado

Dicas para usar papel de parede na decoração | <i>Crédito: Foto: Divulgação/ Nenad Radovanovic
Dicas para usar papel de parede na decoração | Crédito: Foto: Divulgação/ Nenad Radovanovic

Entre tantas opções de cores e estampas de papel de parede, ter equilíbrio ao usar o revestimento é o segredo para garantir a beleza dos ambientes. Segundo o arquiteto Luiz Maganhoto e o designer Daniel Casagrande, que comandam o Maganhoto e Casagrande Arquitetos Associados, reservar uma ou duas paredes para aplicar o produto já é o suficiente.

Considerar a estampa do revestimento e o perfil do morador também é essencial. “Se o estilo da decoração for mais clean, o papel pode ser em tons neutros, com pouca ou nenhuma estampa”, diz Maganhoto. Quem gosta do padrão clássico, papel com tons dourados e arabescos caem bem nas paredes.

Quer ir além e combinar várias estampas? Inspire-se nas harmonizações sugeridas pelos fabricantes nos catálogos. “As marcas costumam aglomerar uma opção de papel liso ou de base, uma opção estampada e uma moldura que harmonize com a composição”, comenta Maganhoto.

Você pode usar (sem abusar) o prático revestimento em praticamente toda a casa, exceto em áreas muito úmidas, como o banheiro, pois a água prejudica a beleza do revestimento.

19/12/2016 - 19:37

Conecte-se

Revista Arquitetura e Construção
  • Revista A&C
Coleção CARAS