As tendências apresentadas na Cersaie que farão bonito na sua casa

Confira os revestimentos cerâmicos e equipamentos de banho exibidos na feira e que prometem incrementar o seu lar em breve

Por Joana L. Baracuhy

Os sextavados agora em partes menores | <i>Crédito: Foto: Divulgação
Os sextavados agora em partes menores | Crédito: Foto: Divulgação
Tradicional mostra no calendário da construção, a Cersaie é uma vitrine mundial para os mais inovadores revestimentos cerâmicos e equipamentos de banho. A edição deste ano, que ocorreu em Bolonha, na Itália, reuniu expositores de 174 países e 107 mil visitantes em setembro. A seguir, você confere as tendências que vimos por lá e que devem vestir sua casa logo, logo.

1. Brincando de Tangram

Como no quebra-cabeça geométrico, o diferencial desta coleção também é o encaixe das partes – pelos corredores da mostra, era regra ver madeira e suas imitações assentadas de mil maneiras. De olho na tendência, a 300º ou Trecentogradi, da Viva Made (Emilgroup), apresentou esta opção de porcelanato 80 x 80 cm que simula réguas desencontradas e possibilita inúmeros layouts. Há mais duas cores: este modelo em cinza, retificado e natural, é o Tangram Tinto. (Foto: Divulgação)

2. Divisão geométrica


Entre as opções da Tonalite, especialista em cores e matizes, a linha Cushion se destacou. Além do nomeado volume almofadado da cerâmica para parede, vale notar que a forma hexagonal apareceu decomposta em losangos de 14,5 x 24,5 cm, possibilitando diversos efeitos tridimensionais conforme a disposição das peças. Renovou-se, assim, o jeito de usar o indefectível sextavado. (Foto: Divulgação)

3.Arte e engenharia juntas


O famosíssimo escritório de arquitetura e design Foster + Partners se associou ao grupo Porcelanosa no desenvolvimento da linha Tono para banheiro. A habilidade do fabricante com inúmeros materiais (pedras, sintéticos, metais, cerâmica e madeira) viabilizou o conjunto coordenável, identificado pelos itens de traço sintético. Destaque para as pias arredondadas e espelhos com luz. (Foto: Divulgação)

4. Trama realista


Ênfase nas superfícies: a Lea Ceramiche investiu na tendência e exibiu a coleção Plaster Matter Canvas, da qual destacamos a imitação de lona (na foto, até com o amassadinho). Em tons suaves, a cerâmica (90 x 90 cm) para piso e parede acompanha peças especiais para composições geométricas. (Foto: Divulgação)

5.Alta costura em madeira


Sucesso na Cersaie, as reproduções de tecidos do vestuário masculino não escaparam ao radar da Original Parquet, que lançou a coleção Tessuti di Legno. Entre as várias tramas, o Pied de Poule é feito com tacos  (5 x 25 cm) de carvalho, em nuances naturais ou no preto e branco, sempre com a fiada vermelha. (Foto: Divulgação)

09/12/2016 - 15:59

Conecte-se

Revista Arquitetura e Construção
  • Revista A&C
Coleção CARAS