14 opções de vidro para sua obra

Neste momento de economia turbulenta, investir em inovação é uma das soluções para driblar a crise. É o que estão fazendo algumas empresas do mercado vidreiro, que exibiram seus novos produtos na 12ª edição da Glass South America, realizada em junho em São Paulo. Confira alguns modelos decorativos e tecnológicos que combinam beleza, conforto e funcionalidade

Por Elena Caldini (visual) e Renato Bianchi (texto)

Há modelos que variam do decorativo ao high-tech | <i>Crédito: Foto: Cacá Bratke
Há modelos que variam do decorativo ao high-tech | Crédito: Foto: Cacá Bratke
Decoração com benefícios

A oferta de vidros decorativos no mercado chama a atenção pela extensa gama de opções. Com uma infinidade de cores e texturas, eles podem ser refletivos, serigrafados, impressos, acidados, extragrossos, antirreflexo... Também há inúmeras possibilidades de uso. “O material vem ganhando espaço com aplicações em portas, escadas e até divisórias, substituindo as paredes de alvenaria, pois é muito eficiente na integração de ambientes”, aponta a designer de interiores Jóia Bergamo. Sem se restringir ao ganho estético, as peças agregam cada vez mais benefícios, oferecendo resistência elevada, transparência e segurança. “Os modelos coloridos e os espelhos também estão em alta”, conclui Jóia.

High-tech e funcionais

A evolução da tecnologia associada às demandas por sustentabilidade promoveu um notável desenvolvimento no setor vidreiro. Modelos que oferecem proteção térmica, acústica e controle de luminosidade garantem menor consumo de energia. “Eles ainda propiciam maior integração com o exterior, tornando os ambientes mais agradáveis”, afirma Jóia Bergamo. Os vidros autolimpantes, como o Bioclean, também ajudam a preservar o meio ambiente. Uma das possibilidades é combinar as opções tecnológicas entre si, potencializando seu custo/benefício: “Uma mesma chapa pode ser laminada, autolimpante e antitérmica”, diz Ana Carolina Granado, coordenadora de decoração da Cebrace.

02/08/2016 - 18:35

Conecte-se

Revista Arquitetura e Construção
  • Revista A&C
Coleção CARAS