ONG faz escadas paulistanas renascerem com cores

Em conjunto com a população, projeto Olhe o Degrau mapeia e recupera escadarias de São Paulo

Por Amanda Sequin

Coletivo urbano faz reaparecer escadarias invisíveis e esquecidas | <i>Crédito: Foto: Divulgação
Coletivo urbano faz reaparecer escadarias invisíveis e esquecidas | Crédito: Foto: Divulgação
Em meio às casas e ao comércio da Rua Alves Guimarães, em Pinheiros, São Paulo, uma escadaria de acesso à Rua Cardeal Arcoverde chama a atenção de quem passa: seus degraus e muros estão coloridíssimos, as paredes ao redor, cobertas de grafites e os níveis entre os lances comportam mesas bem compridas. Sem dúvida, mais pessoas começaram a utilizar o lugar depois que o projeto Olhe o Degrau, da ONG Cidade Ativa, transformou-o por completo.


Na intervenção da Rua Alves Guimarães, em Pinheiros,
degraus receberam ilustrações e houve até adição de mobiliário (Foto: Divulgação)

“Ninguém estava atento à carência das escadarias numa cidade com topografa difícil e ávida por soluções de mobilidade. Foi o que percebemos quando decidimos participar de um concurso internacional que pedia para transformar um espaço público com apenas mil dólares”, conta Gabriela Callejas, arquiteta e cofundadora da iniciativa. Em maio de 2014, a ONG realizou a primeira oficina com os moradores a fim de descobrir os problemas do local e incentivá-los a cuidar dele.

Como apoio, o projeto possui online
um mapa colaborativo, onde qualquer um pode indicar as escadas que conhece e suas modalidades – em zigzag, entre muros, em área verde, etc. Acesse em http://olheodegrau.cidadera.com.


30/12/2016 - 12:50

Conecte-se

Revista Arquitetura e Construção
  • Revista A&C
Coleção CARAS