Fachada inédita de madeira traz charme à Avenida Paulista

Cinco artesãos vieram diretamente do Japão para a montagem da estrutura que revestirá a entrada da Japan House São Paulo

Da Redação

Projeto da fachada de hinoki, idealizada pelo arquiteto japonês Kengo Kuma em parceira com o escritório paulistano FGMF Arquitetos | <i>Crédito: Foto: Divulgação
Projeto da fachada de hinoki, idealizada pelo arquiteto japonês Kengo Kuma em parceira com o escritório paulistano FGMF Arquitetos | Crédito: Foto: Divulgação

Um grande painel de madeira hinoki, com 11 x 36 m e feito com mais de seis toneladas do material natural, confere um quê de novidade à via mais famosa de São Paulo, a Avenida Paulista. A estrutura será o cartão de visitas da Japan House São Paulo, um espaço dedicado à cultura, tecnologia e aos modos de viver do Japão contemporâneo.

O painel está sendo montado por cinco artesãos especializados, vindos do Japão exclusivamente para a composição da estrutura. (Foto: Divulgação)

Curiosamente, parte da madeira utilizada na fachada foi extraída de árvores plantadas na mesma época em que a avenida era aberta, há 125 anos, completados em dezembro de 2016.

Peças grandes e menores de hinoki se unem por meio de junções meticulosamente talhadas para o encaixe perfeito, como num sofisticado quebra-cabeça. (Foto: Divulgação)

Para a montagem do painel, cinco artesão japoneses especializados na arte de encaixes de madeira, técnica criada há mais de 300 anos, desembarcaram na terra da garoa. O projeto é assinado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos. A inauguração do espaço está prevista para maio de 2017.

10/01/2017 - 13:51

Conecte-se

Revista Arquitetura e Construção
  • Revista A&C
Coleção CARAS