Fachada de hotel interage com os pedestres em São Paulo

Premiada internacionalmente, a proposta viva do designer Guto Requena permite que o público interfira no visual do prédio

Por Redação

Fachada de hotel interage com pedestres em São Paulo | <i>Crédito: Foto: Divulgação
Fachada de hotel interage com pedestres em São Paulo | Crédito: Foto: Divulgação

Os sons ao redor do WZ Hotel Jardins, localizado na movimentada Avenida Rebouças, em São Paulo, podem ser vistos na fachada da construção, batizada de Criatura de Luz. É isso mesmo que você leu!

A partir da análise do burburinho que acontece ali, foram criados padrões gráficos. Eles, por sua vez, deram origem ao desenho de chapas metálicas douradas, azuis e cinzas que revestem o edifício, traduzindo a paisagem sonora do endereço de 26 andares.

A estrutura parece ser feita de pixels coloridos. (Foto: Divulgação)

À noite, a proposta do designer Guto Requena, responsável por redesenhar a fachada do hotel, se traduz em um jogo de luzes interativo. Composta por 200 barras de LED, a criação tem baixo gasto energético.

As ondas sonoras são transformadas em padrões luminosos ao anoitecer. (Foto: Divulgação)

Quem passa por ali também pode interferir no visual da construção! Basta ter um celular na mão e o aplicativo WZ Hotel, disponível para iOS e Android, instalado. A fachada reflete os comandos de toque ou voz dado pelo usuário no app.

Recentemente, o trabalho conquistou a categoria arquitetura no prêmio IF Design Award, a principal honraria do design mundial.

14/03/2017 - 16:19

Conecte-se

Revista Arquitetura e Construção
  • Revista A&C
Coleção CARAS