9 dicas de segurança para sua casa ficar protegida nas férias

Simples atitudes evitam a entrada de criminosos na residência enquanto você curte os dias de descanso longe do endereço

Da Redação

9 dicas de segurança para sua casa ficar protegida nas férias | <i>Crédito: Foto: Reprodução/ Pinterest/ Scubadiverlife.com
9 dicas de segurança para sua casa ficar protegida nas férias | Crédito: Foto: Reprodução/ Pinterest/ Scubadiverlife.com

Viagem programada e malas feitas. As merecidas férias estão aí! Adotar pequenas medidas de segurança na casa garante que você aproveite esse período de relax longe do endereço sem surpresas desagradáveis, como a entrada de ladrões. O consultor de segurança Nilton Migdal, diretor da Migdal Consulting, orienta o que se pode fazer para aumentar a proteção do imóvel. Confira!

1. Cancele a entrega de jornais e revistas. O acúmulo de papéis na porta denota que o imóvel está vazio. Peça a um vizinho de confiança que guarde as correspondências.

2. Se utiliza cadeado no portão, prenda-o pelo lado de dentro da residência. A medida evita que ladrões tentem arrombá-lo ou testem se há alguém em casa mexendo na posição do objeto.

3. Deixar uma luz acesa ininterruptamente é sinal de que não há ninguém por ali. Instale timers nos cômodos e em aparelhos, como a TV. Programe-os de modo que simulem movimento no imóvel.

4. Evite falar aos quatro ventos que irá viajar. Melhor ainda é não exibir nas redes sociais onde anda curtindo os dias de descanso. Aproveite para se desconectar! Você consegue!

5. Possui dinheiro ou objetos de valor guardados em casa? Deixe-os com pessoas de sua confiança ou, se possível, em cofres no banco durante as férias.

6. Não deixe as chaves na portaria se morar em condomínio. Além da tranca poder ser usada durante um assalto ao prédio, pessoas desconhecidas e mal intencionadas podem fazer cópias da peça e programar o roubo ao apartamento quando for mais conveniente. Talvez daqui a seis meses, um ano... você nem desconfiará!

7. Invista em alarmes, câmeras e sensores. Aplicativos permitem que você monitore o imóvel à distância! Deixe os recursos de segurança visíveis nos cômodos, inibindo a ação dos bandidos que, claro, não querem ser percebidos. O hall de entrada do apartamento também é um bom lugar para ser vigiado.

8. Capriche na iluminação externa da casa, o que dificulta a aproximação de ladrões.

9. Por segurança, feche a saída de gás antes de partir.

11/01/2017 - 17:56

Conecte-se

Revista Arquitetura e Construção
  • Revista A&C
Coleção CARAS