Pura inspiração: drywall esconde coifa e serve de suporte para televisão

Cantinho da churrasqueira ganha ar sofisticado com chapa resistente a temperaturas elevadas

Por Laura Muniz (texto) | Elena Caldini (reportagem visual)

Nesta varanda gourmet, a solução aplicada com drywall substituiu a marcenaria | <i>Crédito: Cacá Bratke
Nesta varanda gourmet, a solução aplicada com drywall substituiu a marcenaria | Crédito: Cacá Bratke
A chapa rosa de drywall, especialmente resistente a altas temperaturas, foi o recurso utilizado pelo arquiteto Felipe Rassini para renovar o canto da churrasqueira de um apartamento em São Paulo. “A varanda se transformou em um dos locais favoritos do imóvel. Torná-la mais funcional trouxe conforto e fez diferença na rotina dos moradores”, avalia Felipe.

A primeira atitude: ocultar a coifa sobre a área da grelha. Logo em seguida, essa mesma caixa ganhou outra nobre função. “Aproveitamos a estrutura feita de drywall rosa para embutir a TV. Com isso, conseguimos oferecer fácil acesso à manutenção do aparelho – basta puxá-lo para a frente. Além de suportar o calor da área de cocção, a solução se mostrou mais barata do que uma opção semelhante de marcenaria”, detalha Felipe.


Para aguentar o peso da TV, o caixote de gesso acartonado ganhou o reforço interno de um perfil metálico extra. Já a coifa teve de ser elevada cerca de 15 cm além da distância-padrão em relação à grelha para que ficasse completamente oculta. Na parede, ripas de concreto pré-moldadas compradas prontas deram o acabamento.


Segundo o arquiteto Felipe Rassini, o drywall resiste ao calor e é uma solução prática, com vantagens sobre a marcenaria
(Foto: Cacá Bratke)

24/12/2016 - 15:30

Conecte-se

Revista Arquitetura e Construção
  • Revista A&C
Coleção CARAS