Alejandro Aravena é o vencedor do Pritzker 2016

Arquiteto chileno levou o prêmio considerado o Nobel da arquitetura e é o 4º da América Latina a vencê-lo

Arquitetura & Construção Digital

alejandro aravena | <i>Crédito: divulgação
alejandro aravena | Crédito: divulgação
O arquiteto chileno Alejandro Aravena foi anunciado o vencedor do Prêmio Pritzker 2016. Aos 48 anos e conhecido por seus projetos de cunho social e sustentáveis, ele se torna o 41º laureado e o 4º arquiteto da América Latina a vencê-lo, depois de Luis Barragán (1980), Oscar Niemeyer (1988) e Paulo Mendes da Rocha (2006). 

Segundo o júri, "o profissional aprofunda a compreensão do que verdadeiramente é um grande projeto e seu trabalho dá oportunidade econômica aos mais necessitados, atenua os efeitos dos desastres naturais, reduz o consumo de energia e fornece um espaço público acolhedor, mostrando como a arquitetura pode melhorar a vida das pessoas". 

Projetos 

Alejandro Aravena será o diretor da Bienal de Arquitetura de Veneza neste ano, programada para abrir em maio. Entre suas principais criações, destaca-se a Universidade Católica do Chile, o Centro de Inovação UC Anacleto Angelini e Siamese Towers, todos de seu país. Ele também foi um dos responsáveis por reorganizar o território chileno após os terremotos de 2010 e coleciona obras em outros países, como Estados Unidos, China, Alemanha e Suíça. Veja algumas abaixo. 

O Centro de Inovação UC, construído em Santiago, Chile, no ano de 2014, faz uso de blocos de concreto. 

Quinta Moroy, conjunto de 100 casas populares construídas a pedido do governo chileno em 2003. 





.

13/01/2016 - 09:00

Conecte-se

Revista Arquitetura e Construção
  • Revista A&C
Coleção CARAS